sábado, 1 de junho de 2013

Cronologia do karate em busca do sonho olímpico.


E, o dia em que o karate foi anunciado como esporte olímpico!
Ano de 1985
No dia 06 de junho de 1985, em Berlim, Alemanha, a WUKO foi reconhecida pelo COI, em caráter provisório, como a entidade dirigente do Karate mundial.
 
Ano de 1993
Em 1993, na Argélia, para adaptar-se às regras do Comitê Olímpico Internacional, a Federation Mondiale de Karate (FMK), também conhecida como World Karate Federation (WKF), absorveu a antiga WUKO, fato este que trouxe um desenvolvimento direcionado à promoção do Karate mundial.

Ano de 1998
Durante o congresso da WKF, na cidade do Rio de Janeiro, quando da realização do campeonato mundial de karate, Antonio Espinós, então presidente da Federação Espanhola de Karate, foi eleito Presidente da WKF com a proposta de incluir o karate nos Jogos Olímpicos.

 Ano1999
No dia 18 de Março de 1999 o COI em sua 109º sessão (Seoul) confirmou o reconhecimento em caráter definitivo da FMK/WKF, de acordo com o artigo 29 da carta Olímpica, como a federação mundial dirigente da modalidade Karate.

Ano2005 - O dia em que o Karate e Squash foram reconhecidos como esportes olímpicos, por alguns minutos!!!
Dia 08 de julho de 2005, durante a sua 117ª sessão, o COI votou pela permanência ou pela exclusão de cada um dos 28 esportes que faziam parte dos jogos olímpicos de verão. No período da manhã, os membros do COI decidiram que beisebol e softbol não deveriam permanecer no programa olímpico. Para se manter no programa cada esporte deveria obter 50% mais um dos votos da Sessão do COI. 

Com a exclusão do beisebol e softbol, abriu espaço para duas outras modalidades, entre as cinco candidatas estavam: squash, karate, patinação, rugby e golfe.  
No período da tarde aconteceu a votação para decidir pela entrada dos novos esportes. Após obter a maioria simples dos votos, o squash foi eleito na primeira rodada. Na segunda rodada de votação foi a vez do karatê garantir a maioria simples. Ficaram de fora golfe, patinação e rugby. Nesse momento, o Presidente do COI ao anunciar o resultado da votação, deu as boas vindas aos novos esportes olímpicos...KARATE e SQUASH, recebendo aplausos dos congressistas. Porem, neste momento um dos membros do congresso pediu a palavra e informou que de acordo com a carta olímpica para um esporte se tornar olímpico o precisava o obter dois terços 2/3 dos votos.

O Karate passou por várias etapas e ficou entre o dois esportes prováveis, mas  nem o Karate e Squash conseguiram os 2/3 dos votos exigidos para integrar o programa como prevê a carta olímpica. Assim, o programa olímpico de Londres 2012 ficou com 26 esportes.

 O Squash obteve 63 votos a favor e 39 contra. O Karatê 63 a favor e 38 contra. A WKF estava de acordo com todas as normas e o Karate em alguns pontos obteve melhor destaque do que alguns esportes Olímpicos.  Mas o COI aprovou um regulamento para excluir esportes (50%) e para incluir (2/3 dois terços). Seguindo essa regra, a maioria dos esportes olímpicos atuais também não entraria! O Judo, o Taekwondo e outros esportes entraram nas Olimpíadas com outras regras. Enquanto isso o Karate dormia...
 

O Cálculo era de 2/3, Então:  63 a favor + 38 contra =  63+38=101
101 votos/ 3 partes = 33,666.  2/3 é 33,666 x 2 = 67,332.  1/3 é 33,666
Para passar pela última etapa então o Karatê precisaria de 68 votos a favor no mínimo e 33 votos contra no máximo.  Mas obteve 38 votos contra. Ou seja, por 5 votos!!!  Por 5 votos o Karate morreu na praia!!!


 
Ano 2009
Aguardada com grande expectativa durante a  Assembleia do COI na cidade de Berlim, sete esportes concorreram a duas vagas (beisebol, softbol, squash, caratê e patinação, rugby e golf), sendo eleitos o rugbi e golf para as duas vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. O karate mais uma vez ficou de fora

 
Ano 2013
No começo do ano de 2013, o COI resolveu retirar Wrestling (luta) dos jogos olímpicos que se juntaria a outros 7 esportes (beisebol/softbol, o squash, olímpica, caratê, patinação, escalada, wakeboard e o wushu)  que tentava entrar aos jogos. Nova perspectiva para o karate na esperança de fazer parte em 2020, porém mais uma vez ficou fora. Foram pré-selecionados Beisebol, Squash e Wrestling que disputarão uma vaga em setembro de 2013 na reunião do COI na cidade de Buenos Aires.

Comentário
Dos cinco esportes que concorreram em 2005 (rúgbi, golfe, karate, squash e patinação) dois já são olímpicos, rugby e golf, enquanto squash decide em setembro de 2013. O karate e patinação terão de esperar outra oportunidade, talvez 2024.

Acredito que para 2020 entra o beisebol/softbol e cada vez fica mais difícil um esporte entrar nos jogos olímpicos porque Wrestling é um forte adversário e deve voltar em 2024.

O esporte vencedor sai durante a próxima reunião da entidade, entre os dias 7 e 10 de setembro, na cidade de Buenos Aires. O encontro na capital argentina ainda servirá para eleger o sucessor de Rogge na presidência do COI e para definir a sede dos Jogos Olímpicos de 2020.
Texto de Edgar Ferraz – Jornalista e WKF Honorary Member

O SONHO NÃO ACABOU

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário