História

A União Shotokan Karate-Do Brasil é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter desportivo e educacional, fundada em 31 de março de dois mil e doze, de acordo com a Legislação Esportiva e Código Civil.

  APRESENTAÇÃO
 
 Estimados amigos, a ideia de criar a USKBr surgiu quando eu ainda estava como Presidente da Confederação Brasileira de Karate, entidade na qual fui Presidente por vinte anos.

Algumas pessoas ao tomarem conhecimento da minha pretensão de me retirar da CBK pediram para eu desenvolver um trabalho para o estilo Shotokan no Brasil, aproveitando o meu relacionamento na área internacional haja vista que fui Vice-Presidente da Confederación Sudamericana da Karate, entidade que fui um dos fundadores, e Panamerican Karate Federation, bem como Membro do Comitê Executivo da World Karate Federation, por 16 anos.Além ser 7º Dan de karate Shotokan, ter sido aluno de um dos precursores do Karate no Brasil, Sensei Juichi Sagara, e convivido com os maiores expoentes do Karate brasileiro e mundial, chefiando a delegação brasileira de Karate em diversos eventos internacionais como mundiais onde conquistou diversos títulos.
 
Ter sido o responsável pela vinculação da CBK no Comitê Olímpico Brasileiro e chefiado a equipe de Karate desde a sua primeira participação nos Jogos Pan-americanos e Sul-americanos.
 
 Foi então que fiz contato com uma organização internacional que atendesse o propósito de padronização do estilo em nosso país. Esta organização é a World Shotokan Karate Association-WSKA, fundada pelo renomado mestre SENSEI Keinosuke ENOEDA conhecido mundialmente como o Shotokan Tiger e tal era sua fama que ele apareceu regularmente em filmes e se tornau amigo e professor de estrelas de cinema e membros da realeza britânica. Atualmente, a WSKA é  comandada pelos seus alunos na Inglaterra e a USKBr é sua filiada. http://wskakarate.org/brazil/. 
 
 A USKBr, por ser uma entidade sem fins lucrativos, não cobra taxa de filiação ou anuidade. Somente quando da realização dos eventos/encontros é cobrada uma taxa de participação com direito a curso de aperfeiçoamento técnico ministrado por um expoente do estilo no Brasil ou do exterior.
 
Como incentivo pelo seu trabalho, os professores participantes recebem o reembolso de trinta por cento (30%) do valor arrecadado com as inscrições dos alunos inscritos pelo seu clube/academia.
 
Por se tratar de uma “UNIÃO” a USKBr tem como única exigência para filiação que o clube/academia seja praticante do estilo SHOTOKAN e o Sensei Faixa Preta, independente de qual organização pertença, e participar obrigatoriamente dos eventos da USKBr.

Venha fazer parte da família do karate shotokan da USKBr – Oss,

Edgar Ferraz - Presidente

------------------------------------------------------------

 

Grandes Momentos do Karate

Textos de Edgar Ferraz

 Antônio Carlos Pinto (Pré)

 12º Campeonato Pan-americano Adulto, ano 1998, Santiago Caballeros/República Dominicana.

Naquela época a contagem máxima de pontos era seis (6) e o combate terminava quando um competidor atingia essa contagem ou 3 minutos de luta. A contagem era feita da seguinte maneira: Wazari
1 e Ipon 2 pontos.

Competição por Equipe, Brasil x Venezuela, quartas de finais. A disputa estava empatada 2x2 e seria decidida no quinto combate. Só havia um problema e grande, a Venezuela tinha uma vantagem de 5 pontos, obtidos nos combates anteriores, e precisávamos vencer de 6x0 para passar para a próxima fase. Se o atleta da Venezuela fizesse um único ponto e vencêssemos de 6x1, haveria uma prorrogação. Pois bem, o nosso atleta venceu por 6x0 e passamos para a fase seguinte. Após ter classificado o Brasil para as semifinais, o nosso atleta saiu da área de competição e, em razão do stress gerado pela responsabilidade que estava em suas mãos, desmaiou nos braços do técnico do Brasil, que por coincidência é também era seu pai, o Freizer. Este episódio aconteceu com Antônio Carlos Pinto (o Pré), um dos Heróis do Karate Brasileiro. O Brasil foi campeão por Equipe e Geral nesta competição.   

                                                                       -o-

Campeonato Mundial 2000 – Alemanha - 84 paises participantes – 820 atletas
Cenário: Ginásio Olímpico de Munique – Público 11.000 pessoas

 Competição Por Equipe
 Equipe Brasileira: Altamiro Cruz (Didi), Antonio Carlos Pinto (Pré), Nelson Sardemberg e os JUNIORES: Leivas Alves, Antonio Geraldo Coelho Jr. (Geraldinho) e Roney Victor; completou a equipe na repescagem Ricardo Aguiar.
 Um dia antes da competição, junto com o técnico José Carlos (Zeca), verificamos que o primeiro adversário do Brasil seria o Japão. Por conhecer a escola japonesa de karate, escola essa que deu início ao karate brasileiro, sabíamos das dificuldades do primeiro confronto. Eu disse para o Zeca, – e agora. Ele respondeu, deixa comigo - vou colocar uma pilha nesta garotada.

 Primeiro Confronto: Brasil 3 x 1 Japão
 1ª luta: Antonio Carlos Pinto (Pré) 2x2, 2ª luta: Altamiro Cruz 5x2, 3ª luta: Roney Victor 2x3, 4ª luta: Antonio Coelho Jr. 5x1, 5ª luta: Leivas Alves 4x0.
 
Segundo Confronto: Brasil 4 x 0 Nova Zelandia
 1º luta: Altamiro Cruz 5x1, 2ª luta: Antonio Carlos (Pré) 4x1, 3ª luta: Antonio Coelho Jr 1x1, 4ª luta: Nelson Sardemberg 6x2, 5ª luta: Leivas Alves 6x1.

Terceiro Confronto:- Brasil 3 x 1 Holanda
1ª luta: Antonio Coelho Jr 1x0, 2ª luta: Altamiro Cruz 4x6, 3ª luta: Leivas Alves 2x2, 4ª luta: Antonio Carlos (Pré) 4x1, 5ª luta: Nelson Sardemberg 3x2.
 
 Quarto confronto: Brasil 2 x 1 Tunísia
 1ª luta: Altamiro Cruz 5x1, 2ª luta: Antônio Carlos (Pré) 0x1, 3ª luta: Leivas Alves 0x0, 4ª luta: Nelson Sardemberg 6x3, 5ª luta: Antonio Coelho Jr 2x2.

 Após a vitória sobre a Tunísia, caíram todas as nossas fichas, descobrimos que estávamos na Semi-Final do Campeonato Mundial do ano 2000, no ginásio Olímpico de Munique, com uma plateia de onze mil (11.000) pessoas e o adversário era dono da casa - a Alemanha - com quase toda torcida a seu favor:
 Semifinal - Brasil 1 x Alemanha 4:
 1ª luta: Altamiro Cruz 2x0, 2ª luta: Antônio Coelho Jr 2x5, 3ª luta: Leivas Alves 2x6, 4ª luta: Nelson Sardemberg2x5, 5ª luta: Antônio Carlos Pinto 0x1.

  Foi um momento emocionante e histórico do karate brasileiro. Faltou pouco para disputar o título mundial. Os atletas citados, Heróis do Karate Brasileiro, jamais irão tirar deles o que fizeram naquele memorável dia 13 de Outubro de 2000 em Munique – Alemanha. OSS
 Na repescagem da disputa do terceiro lugar, perdemos para Inglaterra por 4x1.