sexta-feira, 24 de maio de 2013

OLIMPICO - Oito esportes disputam entrada nos Jogos.


Oito esportes postulam pertencerem a família Olímpica (Beisebol/Softbol, Karatê, Wushu, Squash, Escalada Esportiva, Esportes sobre Patins, Wakeboard e a Luta) que farão apresentação em São Petersburgo (RUS), quando três devem ser escolhidos para a disputa final, no mês de setembro, em Buenos Aires (ARG) na 125ª sessão do COI.     

PROCEDIMENTOS
Entenda como serão os procedimentos para um esporte entrar nos Jogos Olímpicos 2020.

PRIMEIRA FASE -  Maio 2013
O Comitê Executivo do COI, composto de 15 membros, reunirá no dia 29 de maio de 2013 na cidade de St. Petersburg, Rússia, para escolher três esportes entre os que postulam participar dos Jogos Olímpicos de 2020.

SEGUNDA FASE – Setembro 2013
Os três esportes escolhidos pelo Comitê Executivo do COI serão votados pelos membros COI que consiste de 115 membros, dos quais 15 são presidentes de Comitês Olímpicos Nacionais, 15 de Federações Esportivas Internacionais, 15 atletas e 70 sem ligação direta a qualquer associação.

DIA “D”
No dia 8 de setembro serão discutidos os esportes para as edições de 2020 e 2024. Serão 25 esportes e mais a inclusão de um novo esporte para cada edição.

OUTROS ASSUNTOS
O COI se reúne mais uma vez no dia 9 de setembro e no dia 10 acontecerão às eleições para a Presidência da entidade. São esses 115 membros que elegem o presidente do COI e o Comitê Executivo para mandatos de oito e quatro anos, respectivamente, permitida uma única reeleição para um período de quatro anos, tanto para a presidência quanto para os integrantes do Comitê Executivo. As eleições são realizadas em votação secreta e os candidatos são o alemão Thomas Bach, o cingapurense Ser Ng Am e o porto-riquenho Richard Carrion.

Nesta 125ª sessão do COI será escolhida a cidade sede para os Jogos de 2020 e são candidatas: Istambul, Tóquio e Madri são as cidades candidatas.

COMENTÁRIO
O karate é um dos esportes candidatos para entrar na agenda olímpica, mas conta com três adversários de peso: Beisebol/Softbol, Wunshu e  Wrestling (luta), que tenta voltar, e poderá haver uma grande surpresa o Squash.. Alguns Comitês Olímpicos importantes usarão do seu prestígio para emplacar um dos esportes com os quais tem condições de ganhar medalhas: USA, Rússia, China, Japão.

Texto de Edgar Ferraz, Jornalista e WKF Honorary Member.

-o-

PROPOSTA DO KARATE

O Karate é um dos esportes candidatos a entrar nos Jogos Olímpicos de Verão e se eventualmente conseguir estes serão os critérios para participação dos atletas:

 10 categorias de kumite individual - 5 masculino e 5 femenino.

 12 competidores por categoria, assim selecionados.

         3 vagas do campeonato mundial;

               5 vagas campeões continentais (Europa, América, Ásia, África e Oceania);

         1 vaga do pais que está organizando os jogos;

         3 vagas serão decididas  por um comité que poderá decidir em favor
           dos atletas  de determinada região  que não conseguiu classificar
                                (possivelmente por Ranking)

 Quantidade de vagas -120 atletas do Kumite.  O kata não será contemplado.

ANÁLISE
Pelo critério acima, somente o país sede dos jogos poderá participar com atletas nas 10 categorias.

No caso do continente americano, levando em consideração que em média participam vinte países no campeonato pan-americano, dez vagas seriam disputadas por vinte países.

                                         Rodrigo, Oclides e Lacombe
                                         Douglas, Espinós WKF Pres. e  Lucélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário